Aula 05 – React – Histórico de Jogadas

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Tutorial React

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Código da branch inicial:

https://github.com/toticavalcanti/tutorial-react/tree/tic_tac_toe

Link da documentação oficial:

https://reactjs.org/tutorial/

Aula 05 – React – Histórico de Jogadas

Se nós tivéssemos modificado o array squares ao invés de criar cópias, a implementação da volta no tempo seria muito difícil.

Mas, como utilizamos o slice() para criar novas cópias do array squares após cada jogada, isso nos permitirá o armazenamento de cada versão anterior do array de squares para que possamos navegar entre as jogadas anteriores.

Vamos armazenar esses arrays anteriores em um outro array chamado history.

O array history representa todos os estados do tabuleiro, da primeira à última jogada, e tem uma forma parecida com essa:


history = [
  // Antes da primeira jogada
  {
    squares: [
      null, null, null,
      null, null, null,
      null, null, null,
    ]
  },
  // Depois da primeira jogada
  {
    squares: [
      null, null, null,
      null, 'X', null,
      null, null, null,
    ]
  },
  // Depois da segunda jogada
  {
    squares: [
      null, null, null,
      null, 'X', null,
      null, null, 'O',
    ]
  },
  // ...
]

Trazendo o State pra Cima, Novamente

Queremos que o componente Game, o de mais alto nível, mostre uma lista com as jogadas anteriores.

Para fazer isso, ele precisará acessar o history, então, temos que trazer o state history para cima, colocando-o no componente de mais alto nível, o componente Game.

Colocar o state history no componente Game, nos permite remover o state squares de seu componente filho, Board.

Assim como “trouxemos para cima” o state do componente Square para o componente Board, agora estamos trazendo o state do componente Board para o componente de mais alto nível, Game.

Isso dá ao componente Game total controle sobre os dados do Board e permite que instrua o Board a renderizar as partidas anteriores a partir do history.

Primeiro, iremos configurar o state inicial para o componente Game em seu construtor:


import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';

function Square(props) {
  return (
    <button className="square" onClick={props.onClick}>
      {props.value}
    </button>
  );
}

class Board extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      squares: Array(9).fill(null),
      xIsNext: true,
    };
  }

  handleClick(i) {
    const squares = this.state.squares.slice();
    if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
      return;
    }
    squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
    this.setState({
      squares: squares,
      xIsNext: !this.state.xIsNext,
    });
  }

  renderSquare(i) {
    return (
      <Square
        value={this.state.squares[i]}
        onClick={() => this.handleClick(i)}
      />
    );
  }

  render() {
  const winner = calculateWinner(this.state.squares);
    let status;
    if (winner) {
      status = 'Winner: ' + winner;
    } else {
      status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
    }

    return (
     <div>
      <div className="status">{status}</div>
      <div className="board-row">
        {this.renderSquare(0)}
        {this.renderSquare(1)}
        {this.renderSquare(2)}
      </div>
      <div className="board-row">
        {this.renderSquare(3)}
        {this.renderSquare(4)}
        {this.renderSquare(5)}
      </div>
        <div className="board-row">
        {this.renderSquare(6)}
        {this.renderSquare(7)}
        {this.renderSquare(8)}
      </div>
    </div>
   );
  }
}

class Game extends React.Component {
constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      history: [{
        squares: Array(9).fill(null),
      }],
      xIsNext: true,
    };
  }
  render() {
    return (
      <div className="game">
        <div className="game-board">
          <Board />
        </div>
      <div className="game-info">
        <div>{/* status */}</div>
        <ol>{/* TODO */}</ol>
      </div>
    </div>
    );
  }
}

// ========================================

ReactDOM.render(
  <Game />,
  document.getElementById('root')
);

function calculateWinner(squares) {
  const lines = [
    [0, 1, 2],
    [3, 4, 5],
    [6, 7, 8],
    [0, 3, 6],
    [1, 4, 7],
    [2, 5, 8],
    [0, 4, 8],
    [2, 4, 6],
  ];
  for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
    const [a, b, c] = lines[i];
    // verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
    // o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
    if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
      return squares[a];
    }
  }
  return null;
}

Em seguida, faremos com que o componente Board receba as props squares e onClick do componente Game.

Agora, uma vez que temos apenas um manipulador de clique no Board para vários Squares, vamos precisar passar a localização de cada Square para o manipulador onClick para indicar qual Square foi clicado.

Aqui estão os passos necessários para transformar o componente Board:

  • Deletar o contructor do Board
  • Substituir this.state.squares[i] por this.props.squares[i] na função renderSquare do Board.
  • Substituir this.handleClick(i) por this.props.onClick(i) na função renderSquare do Board.

O componente Board agora ficou assim:

Primeiro, iremos configurar o state inicial para o componente Game em seu construtor:


import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';

function Square(props) {
  return (
    <button className="square" onClick={props.onClick}>
      {props.value}
    </button>
  );
}

class Board extends React.Component {
    handleClick(i) {
    const squares = this.state.squares.slice();
    if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
      return;
    }
    squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
    this.setState({
      squares: squares,
      xIsNext: !this.state.xIsNext,
    });
  }

  renderSquare(i) {
    return (
      <Square
        value={this.props.squares[i]}
        onClick={() => this.props.onClick(i)}
      />
    );
  }

  render() {
  const winner = calculateWinner(this.state.squares);
    let status;
    if (winner) {
      status = 'Winner: ' + winner;
    } else {
      status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
    }

    return (
     <div>
      <div className="status">{status}</div>
      <div className="board-row">
        {this.renderSquare(0)}
        {this.renderSquare(1)}
        {this.renderSquare(2)}
      </div>
      <div className="board-row">
        {this.renderSquare(3)}
        {this.renderSquare(4)}
        {this.renderSquare(5)}
      </div>
        <div className="board-row">
        {this.renderSquare(6)}
        {this.renderSquare(7)}
        {this.renderSquare(8)}
      </div>
    </div>
   );
  }
}

class Game extends React.Component {
constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      history: [{
        squares: Array(9).fill(null),
      }],
      xIsNext: true,
    };
  }
  render() {
    return (
      <div className="game">
        <div className="game-board">
          <Board />
        </div>
      <div className="game-info">
        <div>{/* status */}</div>
        <ol>{/* TODO */}</ol>
      </div>
    </div>
    );
  }
}

// ========================================

ReactDOM.render(
  <Game />,
  document.getElementById('root')
);

function calculateWinner(squares) {
  const lines = [
    [0, 1, 2],
    [3, 4, 5],
    [6, 7, 8],
    [0, 3, 6],
    [1, 4, 7],
    [2, 5, 8],
    [0, 4, 8],
    [2, 4, 6],
  ];
  for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
    const [a, b, c] = lines[i];
    // verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
    // o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
    if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
      return squares[a];
    }
  }
  return null;
}

Atualizando o render do Game

Vamos atualizar a função render do componente Game para utilizar a entrada mais recente do histórico (history) para determinar e exibir o status do jogo.

Primeiro, iremos configurar o state inicial para o componente Game em seu construtor:


import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';

function Square(props) {
  return (
    <button className="square" onClick={props.onClick}>
      {props.value}
    </button>
  );
}

class Board extends React.Component {
    handleClick(i) {
    const squares = this.state.squares.slice();
    if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
      return;
    }
    squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
    this.setState({
      squares: squares,
      xIsNext: !this.state.xIsNext,
    });
  }

  renderSquare(i) {
    return (
      <Square
        value={this.props.squares[i]}
        onClick={() => this.props.onClick(i)}
      />
    );
  }

  render() {
    return (
      <div>
        <div className="board-row">
          {this.renderSquare(0)}
          {this.renderSquare(1)}
          {this.renderSquare(2)}
        </div>
        <div className="board-row">
          {this.renderSquare(3)}
          {this.renderSquare(4)}
          {this.renderSquare(5)}
        </div>
        <div className="board-row">
          {this.renderSquare(6)}
          {this.renderSquare(7)}
          {this.renderSquare(8)}
        </div>
      </div>
    );
  }
}

class Game extends React.Component {
constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      history: [{
        squares: Array(9).fill(null),
      }],
      xIsNext: true,
    };
  }
  render() {
    const history = this.state.history;
    const current = history[history.length - 1];
    const winner = calculateWinner(current.squares);
    let status;
    if (winner) {
      status = 'Winner: ' + winner;
    } else {
      status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
    }
    return (
      <div className="game">
        <div className="game-board">
          <Board
              squares={current.squares}
              onClick={(i) => this.handleClick(i)}
          />        
      </div>
      <div className="game-info">
        <div>{ status }</div>
        <ol>{/* TODO */}</ol>
      </div>
    </div>
    );
  }
}

// ========================================

ReactDOM.render(
  <Game />,
  document.getElementById('root')
);

function calculateWinner(squares) {
  const lines = [
    [0, 1, 2],
    [3, 4, 5],
    [6, 7, 8],
    [0, 3, 6],
    [1, 4, 7],
    [2, 5, 8],
    [0, 4, 8],
    [2, 4, 6],
  ];
  for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
    const [a, b, c] = lines[i];
    // verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
    // o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
    if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
      return squares[a];
    }
  }
  return null;
}

Finalmente, precisamos mover o método handleClick do componente Board para o componente Game.

Nós também precisamos modificar handleClick pois o state do componente Game está estruturado de maneira diferente.

No componente Game, dentro do método handleClick, nós concatenamos novas entradas do histórico de jogadas em history.


function Square(props) {
  return (
    <button className="square" onClick={props.onClick}>
      {props.value}
    </button>
  );
}

class Board extends React.Component {
  renderSquare(i) {
    return (
      <Square
        value={this.props.squares[i]}
        onClick={() => this.props.onClick(i)}
      />
    );
}

  render() {
    return (
      <div>
        <div className="board-row">
          {this.renderSquare(0)}
          {this.renderSquare(1)}
          {this.renderSquare(2)}
        </div>
        <div className="board-row">
          {this.renderSquare(3)}
          {this.renderSquare(4)}
          {this.renderSquare(5)}
        </div>
        <div className="board-row">
          {this.renderSquare(6)}
          {this.renderSquare(7)}
          {this.renderSquare(8)}
        </div>
      </div>
    );
  }
}

class Game extends React.Component {
  constructor(props) {
  super(props);
  this.state = {
    history: [{
    squares: Array(9).fill(null)
    }],
    xIsNext: true
    };
  }

  handleClick(i) {
    const history = this.state.history;
    const current = history[history.length - 1];
    const squares = current.squares.slice();
    if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
      return;
    }
    squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
    this.setState({
      history: history.concat([{
        squares: squares
      }]),
      xIsNext: !this.state.xIsNext,
    });
  }

  render() {
    const history = this.state.history;
    const current = history[history.length - 1];
    const winner = calculateWinner(current.squares);

  let status;
    if (winner) {
      status = 'Winner: ' + winner;
    } else {
    status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
  }

  return (
      <div className="game">
        <div className="game-board">
          <Board
            squares={current.squares}
            onClick={(i) => this.handleClick(i)}
          />
        </div>
        <div className="game-info">
          <div>{status}</div>
          <ol>{/* TODO */}</ol>
        </div>
      </div>
    );
  }
}

// ========================================

ReactDOM.render(
  <Game />,
  document.getElementById('root')
);

function calculateWinner(squares) {
  const lines = [
    [0, 1, 2],
    [3, 4, 5],
    [6, 7, 8],
    [0, 3, 6],
    [1, 4, 7],
    [2, 5, 8],
    [0, 4, 8],
    [2, 4, 6],
  ];
  for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
    const [a, b, c] = lines[i];
    if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
      return squares[a];
    }
  }
  return null;
}

Nota

Ao contrário do método arrays push(), que você talvez possa estar mais familiarizado, o método concat() não modifica o array original, por isso preferimos utilizá-lo.

Nesse ponto, o componente Board necessita apenas dos métodos renderSquare e render.

O state do jogo e o método handleClick devem estar no componente Game.

Ficamos por aqui por hora. 😉

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Obrigado, até a próxima e bons estudos. 😉

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