Aula 05 – React – Histórico de Jogadas
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Código da branch inicial:
https://github.com/toticavalcanti/tutorial-react/tree/tic_tac_toe
Link da documentação oficial:
https://reactjs.org/tutorial/
Aula 05 – React – Histórico de Jogadas
Se nós tivéssemos modificado o array squares ao invés de criar cópias, a implementação da volta no tempo seria muito difícil.
Mas, como utilizamos o slice() para criar novas cópias do array squares após cada jogada, isso nos permitirá o armazenamento de cada versão anterior do array de squares para que possamos navegar entre as jogadas anteriores.
Vamos armazenar esses arrays anteriores em um outro array chamado history.
O array history representa todos os estados do tabuleiro, da primeira à última jogada, e tem uma forma parecida com essa:
history = [
// Antes da primeira jogada
{
squares: [
null, null, null,
null, null, null,
null, null, null,
]
},
// Depois da primeira jogada
{
squares: [
null, null, null,
null, 'X', null,
null, null, null,
]
},
// Depois da segunda jogada
{
squares: [
null, null, null,
null, 'X', null,
null, null, 'O',
]
},
// ...
]
Trazendo o State pra Cima, Novamente
Queremos que o componente Game, o de mais alto nível, mostre uma lista com as jogadas anteriores.
Para fazer isso, ele precisará acessar o history, então, temos que trazer o state history para cima, colocando-o no componente de mais alto nível, o componente Game.
Colocar o state history no componente Game, nos permite remover o state squares de seu componente filho, Board.
Assim como “trouxemos para cima” o state do componente Square para o componente Board, agora estamos trazendo o state do componente Board para o componente de mais alto nível, Game.
Isso dá ao componente Game total controle sobre os dados do Board e permite que instrua o Board a renderizar as partidas anteriores a partir do history.
Primeiro, iremos configurar o state inicial para o componente Game em seu construtor:
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';
function Square(props) {
return (
<button className="square" onClick={props.onClick}>
{props.value}
</button>
);
}
class Board extends React.Component {
constructor(props) {
super(props);
this.state = {
squares: Array(9).fill(null),
xIsNext: true,
};
}
handleClick(i) {
const squares = this.state.squares.slice();
if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
return;
}
squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
this.setState({
squares: squares,
xIsNext: !this.state.xIsNext,
});
}
renderSquare(i) {
return (
<Square
value={this.state.squares[i]}
onClick={() => this.handleClick(i)}
/>
);
}
render() {
const winner = calculateWinner(this.state.squares);
let status;
if (winner) {
status = 'Winner: ' + winner;
} else {
status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
}
return (
<div>
<div className="status">{status}</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(0)}
{this.renderSquare(1)}
{this.renderSquare(2)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(3)}
{this.renderSquare(4)}
{this.renderSquare(5)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(6)}
{this.renderSquare(7)}
{this.renderSquare(8)}
</div>
</div>
);
}
}
class Game extends React.Component {
constructor(props) {
super(props);
this.state = {
history: [{
squares: Array(9).fill(null),
}],
xIsNext: true,
};
}
render() {
return (
<div className="game">
<div className="game-board">
<Board />
</div>
<div className="game-info">
<div>{/* status */}</div>
<ol>{/* TODO */}</ol>
</div>
</div>
);
}
}
// ========================================
ReactDOM.render(
<Game />,
document.getElementById('root')
);
function calculateWinner(squares) {
const lines = [
[0, 1, 2],
[3, 4, 5],
[6, 7, 8],
[0, 3, 6],
[1, 4, 7],
[2, 5, 8],
[0, 4, 8],
[2, 4, 6],
];
for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
const [a, b, c] = lines[i];
// verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
// o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
return squares[a];
}
}
return null;
}
Em seguida, faremos com que o componente Board receba as props squares e onClick do componente Game.
Agora, uma vez que temos apenas um manipulador de clique no Board para vários Squares, vamos precisar passar a localização de cada Square para o manipulador onClick para indicar qual Square foi clicado.
Aqui estão os passos necessários para transformar o componente Board:
- Deletar o contructor do Board
- Substituir this.state.squares[i] por this.props.squares[i] na função renderSquare do Board.
- Substituir this.handleClick(i) por this.props.onClick(i) na função renderSquare do Board.
O componente Board agora ficou assim:
Primeiro, iremos configurar o state inicial para o componente Game em seu construtor:
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';
function Square(props) {
return (
<button className="square" onClick={props.onClick}>
{props.value}
</button>
);
}
class Board extends React.Component {
handleClick(i) {
const squares = this.state.squares.slice();
if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
return;
}
squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
this.setState({
squares: squares,
xIsNext: !this.state.xIsNext,
});
}
renderSquare(i) {
return (
<Square
value={this.props.squares[i]}
onClick={() => this.props.onClick(i)}
/>
);
}
render() {
const winner = calculateWinner(this.state.squares);
let status;
if (winner) {
status = 'Winner: ' + winner;
} else {
status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
}
return (
<div>
<div className="status">{status}</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(0)}
{this.renderSquare(1)}
{this.renderSquare(2)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(3)}
{this.renderSquare(4)}
{this.renderSquare(5)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(6)}
{this.renderSquare(7)}
{this.renderSquare(8)}
</div>
</div>
);
}
}
class Game extends React.Component {
constructor(props) {
super(props);
this.state = {
history: [{
squares: Array(9).fill(null),
}],
xIsNext: true,
};
}
render() {
return (
<div className="game">
<div className="game-board">
<Board />
</div>
<div className="game-info">
<div>{/* status */}</div>
<ol>{/* TODO */}</ol>
</div>
</div>
);
}
}
// ========================================
ReactDOM.render(
<Game />,
document.getElementById('root')
);
function calculateWinner(squares) {
const lines = [
[0, 1, 2],
[3, 4, 5],
[6, 7, 8],
[0, 3, 6],
[1, 4, 7],
[2, 5, 8],
[0, 4, 8],
[2, 4, 6],
];
for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
const [a, b, c] = lines[i];
// verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
// o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
return squares[a];
}
}
return null;
}
Atualizando o render do Game
Vamos atualizar a função render do componente Game para utilizar a entrada mais recente do histórico (history) para determinar e exibir o status do jogo.
Primeiro, iremos configurar o state inicial para o componente Game em seu construtor:
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';
function Square(props) {
return (
<button className="square" onClick={props.onClick}>
{props.value}
</button>
);
}
class Board extends React.Component {
handleClick(i) {
const squares = this.state.squares.slice();
if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
return;
}
squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
this.setState({
squares: squares,
xIsNext: !this.state.xIsNext,
});
}
renderSquare(i) {
return (
<Square
value={this.props.squares[i]}
onClick={() => this.props.onClick(i)}
/>
);
}
render() {
return (
<div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(0)}
{this.renderSquare(1)}
{this.renderSquare(2)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(3)}
{this.renderSquare(4)}
{this.renderSquare(5)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(6)}
{this.renderSquare(7)}
{this.renderSquare(8)}
</div>
</div>
);
}
}
class Game extends React.Component {
constructor(props) {
super(props);
this.state = {
history: [{
squares: Array(9).fill(null),
}],
xIsNext: true,
};
}
render() {
const history = this.state.history;
const current = history[history.length - 1];
const winner = calculateWinner(current.squares);
let status;
if (winner) {
status = 'Winner: ' + winner;
} else {
status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
}
return (
<div className="game">
<div className="game-board">
<Board
squares={current.squares}
onClick={(i) => this.handleClick(i)}
/>
</div>
<div className="game-info">
<div>{ status }</div>
<ol>{/* TODO */}</ol>
</div>
</div>
);
}
}
// ========================================
ReactDOM.render(
<Game />,
document.getElementById('root')
);
function calculateWinner(squares) {
const lines = [
[0, 1, 2],
[3, 4, 5],
[6, 7, 8],
[0, 3, 6],
[1, 4, 7],
[2, 5, 8],
[0, 4, 8],
[2, 4, 6],
];
for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
const [a, b, c] = lines[i];
// verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
// o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
return squares[a];
}
}
return null;
}
Finalmente, precisamos mover o método handleClick do componente Board para o componente Game.
Nós também precisamos modificar handleClick pois o state do componente Game está estruturado de maneira diferente.
No componente Game, dentro do método handleClick, nós concatenamos novas entradas do histórico de jogadas em history.
function Square(props) {
return (
<button className="square" onClick={props.onClick}>
{props.value}
</button>
);
}
class Board extends React.Component {
renderSquare(i) {
return (
<Square
value={this.props.squares[i]}
onClick={() => this.props.onClick(i)}
/>
);
}
render() {
return (
<div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(0)}
{this.renderSquare(1)}
{this.renderSquare(2)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(3)}
{this.renderSquare(4)}
{this.renderSquare(5)}
</div>
<div className="board-row">
{this.renderSquare(6)}
{this.renderSquare(7)}
{this.renderSquare(8)}
</div>
</div>
);
}
}
class Game extends React.Component {
constructor(props) {
super(props);
this.state = {
history: [{
squares: Array(9).fill(null)
}],
xIsNext: true
};
}
handleClick(i) {
const history = this.state.history;
const current = history[history.length - 1];
const squares = current.squares.slice();
if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
return;
}
squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
this.setState({
history: history.concat([{
squares: squares
}]),
xIsNext: !this.state.xIsNext,
});
}
render() {
const history = this.state.history;
const current = history[history.length - 1];
const winner = calculateWinner(current.squares);
let status;
if (winner) {
status = 'Winner: ' + winner;
} else {
status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
}
return (
<div className="game">
<div className="game-board">
<Board
squares={current.squares}
onClick={(i) => this.handleClick(i)}
/>
</div>
<div className="game-info">
<div>{status}</div>
<ol>{/* TODO */}</ol>
</div>
</div>
);
}
}
// ========================================
ReactDOM.render(
<Game />,
document.getElementById('root')
);
function calculateWinner(squares) {
const lines = [
[0, 1, 2],
[3, 4, 5],
[6, 7, 8],
[0, 3, 6],
[1, 4, 7],
[2, 5, 8],
[0, 4, 8],
[2, 4, 6],
];
for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
const [a, b, c] = lines[i];
if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
return squares[a];
}
}
return null;
}
Nota
Ao contrário do método arrays push(), que você talvez possa estar mais familiarizado, o método concat() não modifica o array original, por isso preferimos utilizá-lo.
Nesse ponto, o componente Board necessita apenas dos métodos renderSquare e render.
O state do jogo e o método handleClick devem estar no componente Game.